Fotógrafo russo de exploração urbana Ralph Mirebs recentemente fez uma visita ao Cosmódromo de Baikonur, onde dentro de um hangar abandonado gigante estão deteriorando restos de protótipos do programa do ônibus espacial soviético.
Gizmodo escreve que o programa Buran estava em operação há quase duas décadas, de 1974 a 1993. Um voo orbital automatizado resultou do programa extenso, mas o projeto foi fechado quando a União Soviética entrou em colapso.
Mirebs entrou no enorme hangar de 62 metros (~ 203 pés) de altura e capturou uma série fascinante de fotos que mostram o detalhe e complexidade de um programa espacial que teve um final prematuro.
Dos dois ônibus espaciais Buran degradados encontrados no hangar, um estava quase pronto para o vôo, em 1992, e o outro era uma maquete em tamanho real que foi usado para testar coisas como o cruzamentos de carga. Infelizmente para ambos, e para os inúmeros cientistas envolvidos no programa, as coisas tiveram uma parada abrupta apenas um ano mais tarde, e o hangar permaneceu neste estado por mais de duas décadas.
Você pode encontrar um conjunto maior destas fotos (em russo) sobre no blog Mirebs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário