Fusca 1939 com chassi 03 será restaurado após incêndio.


Uma boa notícia para amantes do modelo. Um Fusca extensamente danificado por um incêndio em 2011, considerado um dos besouros mais antigos do mundo será reconstruído na Alemanha.

Trata-se de um dos carros da pré-série VW39, produzida artesanalmente para demonstrações a jornalistas entre o final de 1938 e o início de 1939.

Segundo se conta, inicialmente foi usado pela própria equipe de Ferdinand Porsche - o criador do modelo. Com chassi 1-00003, este Fusca foi um dos poucos pré-série a sobreviver à Segunda Guerra Mundial. Em 1948, foi encontrado, sem motor, em um galpão - e adquirido pela família Raffay, dona de uma das primeiras concessionárias da Volkswagen na Alemanha.

Sabe-se apenas de três Fuscas mais antigos do que este, todos da série de protótipos VW38 (anterior aos VW39): dois pertencem à Volkswagen e um está nas mãos de um colecionador particular.

O velho besouro 0003 pouco aparecia em eventos. Era mantido na coleção particular dos Raffay em Hamburgo, em aparente segurança e longe dos olhos do público. Em 2011, contudo, um incêndio devastou o acervo. Entre os automóveis destruídos pelas chamas, havia ainda um raríssimo Lohner-Porsche, modelo híbrido (a gasolina/elétrico) contruído por Ferdinand Porsche em 1901.

Agora, o museu alemão dos protótipos (Prototyp Automuseum), também em Hamburgo, anunciou que fará a restauração completa do Fusca 0003 - o que incluirá a instalação de um motor idêntico ao original e produzido antes da Segunda Guerra. Não há data para o término dos trabalhos.

A julgar pelas fotos do 0003 queimado, a tarefa parece difícil, mas os alemães já fizeram uma reconstrução bem mais complicada em um Fusca ainda mais antigo, da série VW38, encontrado em 2011 - do carro original haviam sobrado apenas pares da carroceria, montada sobre um chassi com motor dianteiro!

DIA MUNDIAL DO FUSCA

A cada 22 de junho, os fuscamaníacos de todo o planeta comemoram o Dia Mundial do Fusca. Foi nessa data que, em 1934, a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã assinou com Ferdinand Porsche o protocolo para a criação e desenvolvimento do Volkswagen.

Em 1995, um grupo de fãs do besouro que participavam do encontro de Fuscas em Bad Camberg, Alemanha, deliberou e se decidiu pelo 22 de junho com "um dia para tirar o Fusca da garagem e ir dirigindo até o trabalho". A data ganhou fama também entre os aficionados brasileiros.

O Brasil, aliás, também seu próprio Dia Nacional do Fusca - é o 20 de janeiro, data do lançamento oficial do besouro feito no Brasil (em 1959). Quando o assunto é Volkswagen refrigerado a ar, tudo é motivo para comemorar.

Crédito: ORMNews



Nenhum comentário:

Postar um comentário