Os arqueólogos acreditam que o sapato foi enterrado na parede no final do século 17 para afastar o demônios.
Um sapato "mágico" que foi enterrado em uma parede de há 300 anos atrás foi descoberto pelos trabalhadores que estavam instalando cabos em uma faculdade em Cambridge, no Reino Unido.
Acredita-se que o sapato de couro foi enterrado alí para afastar os maus espíritos, protegendo os residentes na faculdade de St John em uma era de extrema superstição.
Construído entre os anos de 1598 e 1602, o edifício foi originalmente a residência do Diretor do Colégio. Os arqueólogos acreditam que o sapato foi enterrado na parede durante a reforma de seu interior, entre o final do século 17 e a meio do 18.
Com intenção de trazer sorte e repelir más influências, sapatos eram frequentemente colocado ao lado de portas ou janelas. No caso da faculdade de St John, o sapato foi encontrado ao lado de uma lareira em uma sala destinada a membros mais velhos da faculdade - uma área agora utilizada como um refeitório por muitos dos docentes da faculdade.
"Ele foi posicionado entre o peito de chaminé e a janela", contou Richard Newman, da Unidade de Arqueologia Cambridge.
"Dada a sua localização, é muito provável que ele estava lá para desempenhar um papel protetor para o diretor do Colégio. Pode até ter sido um de seus sapatos velhos", acrescentou.
O sapato é do pé esquerdo de um homem. Ele mede 26 centimetros, (cerca de um tamanho 34 por padrões modernos) e aparenta ser de um couro de ótima, com um grande buraco na sola, o que vai de acordo com a falar de Richard Newman sobre ser um sapato velho do antigo Diretor do Colégio.
O sapato parece ter feito bem o seu trabalho, já que esse quarto do antigo Diretor tem uma história bastante auspiciosa.
"Na década de 1620 foi onde Charles I pediu em casamento sua esposa, Henrietta Maria, e durante a Segunda Guerra Mundial também foi usado para planejar parte dos desembarques do Dia D", disse a Universidade em um comunicado.
Assombrações, no entanto, foram relatado em outras partes de St John.
Esta não é a primeira vez que um sapato foi encontrado embutido em uma parede para afastar os maus espíritos. Sapatos escondidos tem sido constantemente encontrados em casas rurais, casas de cidade urbanas, na catedral de Ely em Cambridgeshire e em Hampton Court Palace, em Richmond e Thames.
Embora sapatos sejam o item mais comum de escolha para manter demônios afastados, também foram utilizados objetos mais terríveis para esta finalidade. Como gatos mortos, crânios de cavalos e "garrafas de bruxas", que continha substâncias como cabelo e urina, também foram encontrados escondidos em paredes, tetos e abaixo andares.
Fonte: Seeker
Nenhum comentário:
Postar um comentário