Michael Phelps derrubou recorde de 2168 anos.

Michael Phelps

Claro que falar de Michael Phelps é falar de atualidade, mas seus feitos afetam até a história da antiguidade.

Michael Phelps virou ainda mais uma lenda do esporte Olimpíco ao conseguir sua 13 medalha de ouro. Ele passou a deter mais medalhas do que Leonidas de Rodes, o mais famoso corredor da história. Esse recorde se manteve de pé por 2.168 anos.

Leônidas de Rodes


Leonidas "manteve sua velocidade em seu auge durante quatro Olimpíadas e ganhou 12 vezes a coroa de flores",de acordo com Pausanias que foi um escritor grego do segundo século depois de Cristo.

Nos Jogos Olímpicos de 164, 160, 156 aC, Leonidas capturou a coroa de flores em três eventos. Ele ganhou o diaulos, que é uma dupla corrida, e que consistia em percorer a pista em todo o seu comprimento,contornar uma baliza e voltar ao ponto de partida, equivalente a cerca de 200 metros e 400 metros rasos das corridas de hoje em dia de corridas de hoje sprint, respectivamente. Só que as corridas naquela época eram muitos mais difíceis, já que os corredores corriam vestindo uma armadura de bronze e carregando um escudo.

Em 152 aC, e com 36 anos de idade, Leonidas ganhou novamente suas 3 corridas, terminando sua carreira com 12 coroas Olímpicas.

Phelps, por outro lado,terminou as Olimpíadas do Rio com A 23 medalhas de ouro, bem como duas de prata e duas de bronze. Nove das suas vitórias vieram como parte de uma equipe de revezamento, que não existia nos antigos Jogos Olímpicos.
Ele é o primeiro nadador a ganhar medalhas de ouro nas competições individuais em 4 Olímpiadas.

Ao vencer a quarta de ouro consecutiva nos 200 medley individual, Phelps também igualou o recorde de atletas americanos Al Oerter e Carl Lewis.

Atirador de disco Al Oerter, que morreu em 2007 com 71 anos, ganhou quatro medalhas de ouro consecutivas 1956-68. Seu feito foi igualado pelo americano Carl Lewis, que ganhou quatro medalhas de ouro no salto em comprimento em 1984-1996.

Fonte: Seeker.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário