Pesquisadores rastrearam eventos celestiais de 5.000 anos atrás.

Segundo uma nova pesquisa, antigos "círculos de pedra" na Escócia foram construídos de acordo com os movimentos do sol e da lua de cerca de 5.000 anos atrás.

Os pesquisadores usaram tecnologia 2D e 3D para testar os padrões de alinhamento nos círculos de Callanish (na Ilha de Lewis) e Stenness (em Orkney). Estas pedras datam de cerca de 3.000 a.C, cerca de 500 anos antes do famoso monumento de pedra de Stonehenge foi construído na Inglaterra. A equipe também analisou outros monumentos muito mais simples na Escócia que datam de cerca de 1.000 a.C.



Gail Higginbottom, líder do projeto e pesquisador visitante na Universidade de Adelaide e Universidade Nacional Australiana, disse em um declaração que "Ninguém antes disso habia determinado estatisticamente que um único círculo de pedra foi construído com fenômenos astronômicos em mente, era tudo suposição...”.

Ela ainda completou dizendo "Esta pesquisa é, finalmente, a prova de que os antigos bretões estavam conectados com a terra e o céu com as suas primeiras pedras em pé, e que esta prática continuou da mesma forma por 2.000 anos".

Os pesquisadores descobriram que, para cerca de metade dos locais pesquisados, o horizonte norte foi maior e mais perto do que o horizonte do sul. Isso teria feito o sol do solstício de verão, marcando o dia mais longo do ano.

A outra metade dos locais tinha um horizonte sul, que foi maior e mais perto do que o horizonte norte. Neste caso, o sol solstício de inverno marcando o dia mais curto do ano.

Higginbottom ainda diz que "Estes locais escolhidos teriam influenciado a forma como o sol e a lua eram vistos, em particular no momento de quando ele nasce e põe em momentos especiais, como quando a lua aparece na sua posição mais ao norte no horizonte, o que só acontece a cada 18,6 anos.



A pesquisa foi publicada no Journal of Archaeological Science: Reports.

Nenhum comentário:

Postar um comentário