O mais antigo artefato ouro é encontrado na Bulgária



Arqueólogos búlgaros dizem ter encontrado o mais antigo artefato de ouro do mundo - um pequeno que eles acreditam ter 6.500 anos de idade.

O anel foi descoberto nas ruínas de uma pequena casa em um assentamento pré-histórico conhecido como Tell Yunatsite, nos arredores da moderna cidade de Pazardzhik. É pequeno, medindo apenas quatro milímetros (0,16 polegadas) de diâmetro e pesando 150 gramas (0.005 onças).


De acordo com Yavor Boyadzhiev, professor associado na Academia Búlgara de Ciências, o local foi o primeiro assentamento "urbano" na Europa, fundada por volta de 6000 a.C por imigrantes da Anatólia, que hoje é na Turquia.

"O anel foi encontrado no chão de um edifício em um local muito seguro", disse Boyadzhiev  ao Discovery News.

"A sua posição junto com a cerâmica encontrada no interior do edifício são provas suficientes para datá-la para o meio da Idade do Cobre, em torno de 4,500-4,650 a.C", acrescentou.

Essa faria o pequeno artefato de ouro cerca de 200 anos mais velho do que o cache de ouro encontrado anteriormente em uma necrópole da Idade do Cobre, na cidade búlgara do Mar Negro de Varna. Escavado entre 1972 e 1991, Varna foi considerado como o ouro mais antigo da humanidade.

"O ouro encontrado em Varna é datado para o meio da Idade do Cobre, por volta 4,200-4,400 a.C e é, sem dúvida, mais jovem do que o anel de Yunatsite", disse Boyadzhiev.

"Nossa descoberta demonstra que o processamento de ouro começou mais cedo do que acreditava e em uma área muito maior", acrescentou.

Boyadzhiev observou o anel é apenas um dos muitos artefatos que comprovam a existência de uma civilização bem desenvolvida na Bulgária durante o quinto milênio antes de Cristo.

Sua equipe também descobriu mais de 150 figuras de cerâmica de aves, o que sugere que o animal era adorado em Yunatsite Tell.

O assentamento foi destruída pelas tribos invasoras em torno de 4.100 a.C

Nenhum comentário:

Postar um comentário