Sapato de neve mais antigo do mundo foi encontrado na Itália.


O sapato de neve mais antigo do mundo foi encontrado nos Alpes italianos, perto da fronteira da Áustria.

O artefato de 5.800 anos de idade foi apresentado na segunda-feira em uma conferência de imprensa em Bolzano, Itália, como pertencente aos antepassados de Ötzi o Homem de Gelo, uma múmia de 5.300 encontrado há 25 anos perto de uma geleira que estava derretendo nos Alpes Ötztal em Tirol do Sul.


Simone Bartolini, um cartógrafo do Instituto Geográfico Militar, em Florença, encontrou o sapato de neve perfeitamente preservado no Verão de 2003, ao fazer uma pesquisa na geleira Gurgler Eisjoch a 10.282 pés acima do nível do mar, no val Senales.

"Eu pensei que era um do sapato de neve de100 anos de idade que foi perdido por um fazendeiro. Eu guardei no meu escritório há anos", disse Bartolini.

Só no ano passado, depois de falar com Angelika Fleckinger, diretora do Museu do Sul do Tirol de Arqueologia, Bartolini percebeu que o artefato poderia ser muito mais velho.

Na verdade, a datação por carbono de dois laboratórios determinou que o sapato de neve foi criado no período Neolítico, entre 3.800 e 3.700 aC.

O artefato foi feito inteiramente de madeira de bétula, dobrando uma parte em uma moldura oval medindo 13 polegadas de diâmetro. Vários fios foram esticados dentro do quadro.

Até algumas décadas atrás, as pessoas da região usavam raquetes quase idênticos em estilo e forma.

O do sapato de neve será exibido no Museu do Sul do Tirol de Arqueologia em Bolzano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário