O lugar foi encontrada no Teatro Cortina, um dos primeiros teatros de Londres. As escavações mostraram que a fase do edifício do século XVI era muito mais longa do que se pensava originalmente, e continha a evidência de uma passagem misteriosa que funcionava abaixo dele.
"A passagem permitia que os atores passassem despercebidos de um lado do palco para o outro." Isto levanta muitas perguntas a respeito de como as primeiras peças foram encenados." diz, Heather Knight, arqueologista sênior no museu da arqueologia de Londres (MOLA).
Re-descoberto em 2011 atrás de um pub em Shoreditch, leste de Londres, a Cortina - nomeado depois da estrada da fronteira - foi inaugurado em 1577. Estava a apenas algumas centenas de quilômetros do primeiro teatro de Londres, que tinha aberto um ano antes, em 1576.
O teatro está intimamente ligado a Shakespeare. Foi o lar de sua Companhia, o Lord Chamberlain's Men, de 1597 até outro teatro, The Globe, que foi aberto dois anos depois.
Apesar de ser imortalizado como "this wooden O" em Henry V, o Teatro Cortina foi intencionalmente construído como um teatro retangular.
"Este não foi um espaço que tinha intenção de ser um palco, era um lugar onde as pessoas vinham para ser imersos em entretenimento", disse Heather Knight em um comunicado.
Além disso, o palco, que media quase 46 metros de comprimento e pouco menos de 16 metros de largura, tinha uma forma diferente de qualquer outro teatro elisabetano.
A descoberta levanta questões sobre a função do teatro e os tipos de entretenimento que poderiam ter sido encenados lá.
"A forma e o layout incomuns do Teatro Cortina influenciaram as peças como Henry V e Romeu e Julieta que Shakespeare escreveu antes de sua empresa se mudar para o The Globe com um palco diferente? Para espetáculos esportivos? " Knight se perguntou.
Ela acrescentou que uma análise mais aprofundada dos achados seguirá para lançar alguma luz sobre alguns desses mistérios.
Enquanto isso, os pesquisadores descobriram que o Teatro Cortina era um dos primeiros teatros elizabetanos onde as pessoas pagavam dinheiro para assistir a apresentações.
Tinha galerias de madeira com áreas médias e superiores para aqueles que poderiam dar ao luxo de gastar mais e um pátio feito de cascalho compactado para aqueles com menos para gastar.
A equipe de Knight encontrou fragmentos de caixas de dinheiro de cerâmica que teriam sido usadas para coletar as taxas de entrada dos espectadores. As caixas eram então esmagadas e o dinheiro liberado e contado em uma sala separada que era chamada de "bilheteria" - o termo que ainda usamos hoje.
Achados incluem peças de vidro e pinos, que provavelmente eram de trajes de atores. Vasos de beber e tubulações de barro também foram encontrados em todo o teatro e provavelmente pertenciam aos trabalhadores do teatro e atores.
Os alicerces do Teatro Cortina permanecerá em exposição permanente ao lado dos achados descobertos como parte de um centro de visitantes no centro de uma grande remodelação chamado de "PALCO", que vai incluir lojas, restaurantes e mais de 400 casas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário